quinta-feira, 21 de março de 2019




Ayub Ogada, Kothbiro (soundtrack The Constant Gardener)


Moçambique, ainda a sarar traumas de guerra, parecia estar a conseguir (lamentavelmente ainda contrastando o alto crescimento da taxa média do PIB com índices de desenvolvimento humano (IDH) muito baixos) construir-se com alguma estabilidade e em paz. 

Podia ser clemente a natureza.




"O potencial económico do País para a atracção de investimentos na agro-indústria, agricultura, turismo, pesca e mineração é enorme. Projectos como o da Mozal, Barragem de Cahora Bassa, Corredores Ferro-Portuários e Complexos Turísticos ao longo de todo o País têm contribuído significativamente para colocar Moçambique na rota dos grandes investimentos regionais e internacionais. Apesar do notável crescimento económico que o País vem registando, muitos moçambicanos continuam vivendo abaixo da linha da pobreza."


in http://www.portaldogoverno.gov.mz/por/Mocambique/Economia

"Desde 2001, a taxa média de crescimento económico anual do PIB moçambicano tem sido uma das mais altas do mundo. No entanto, as taxas de PIB per capita, índice de desenvolvimento humano (IDH), desigualdade de renda e expectativa de vida de Moçambique ainda estão entre as piores do planeta(6). No relatório sobre Desenvolvimento Humano de 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera Moçambique um dos países menos desenvolvidos do mundo(8)."

6 «Human Development - Indices and Indicators - 2018 Statistical Update» (PDF) (em inglês).
Human Development Report (Human Development Report Office) - United Nations Development Programme.
8 «About LDCs». Least Developed Countries. UN-OHRLLS 2014


"A guerra civil findou em meados de outubro de 1992, com o Acordo Geral de Paz e sob a supervisão das forças de manutenção da paz das Nações Unidas. Até 1993, cerca de 1,5 milhão de refugiados moçambicanos tinham procurado asilo em países vizinhos como Malawi, Zimbábue, Suazilândia, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul como resultado da guerra civil e da seca que havia retornado, fenómeno que foi parte da maior repatriação testemunhada na África subsaariana.
No entanto, recentemente, Moçambique experimentou a volta do conflito armado em 2013, principalmente nas regiões centro e norte do país, pondo em questão a aparente estabilidade democrática."

in https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Moçambicana



Sem comentários:

outros dias do caderno